Presidente cabo-verdiano na cimeira do CILSS em Nouakchott

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, participa na XIV conferência cimeira dos chefes de Estado e de governo dos países membros do Comité permanente Inter- Estados de Luta contra a Seca no Sahel (CILSS), que decorre em Nouakchott (Mauritânia) de 25 a 26 de Janeiro.
Cabo Verde fez-se representar igualmente na reunião ministerial preparatória da cimeira, de 24 a 25, por uma delegação chefiada pela ministra do Ambiente, Agricultura e Pescas, Madalena Neves.
A reunião da capital mauritaniana tem na sua ordem do dia o exame da situação da organização sub-regional de luta contra a seca e de prevenção das crises alimentares, segundo fonte oficial na cidade da Praia.
Os problemas ligados ao ambiente e à renovação do mandato do actual secretário executivo, o gambiano Musa Mbenga, deverão igualmente ser abordados durante o conclave de Nouakchott.
Esta Cimeira deverá marcar a passagem para a Mauritânia da coordenação do CILSS, que tem neste momento como presidente em exercício o chefe de Estado maliano, Amadou Toumani Touré.
Fundado a 12 de Setembro de 1973, o CILSS integra nove países (Burkina Faso, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal e Tchad).
Tem como missão a busca da segurança alimentar e a luta contra os efeitos da seca nesse espaço de 5,4 milhões de quilómetros quadrados e uma população de pouco mais de 50 milhões de habitantes.

25 Janeiro 2004 20:30:00


xhtml CSS