Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano diz estar presente no funeral de José Eduardo dos Santos

 

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves. prometeu, segunda-feira, na cidade da Praia, fazer “absolutamente tudo” para estar presente nas exéquias do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, falecido sexta-feira última 07, em Barcelona (Espanha), apurou a PANA de fonte segura.

O chefe do Estado cabo-verdiano, que falava à imprensa após assinar o Livro de Condolências pelo falecimento do ex-Presidente angolano, na Embaixada de Angola, na capital cabo-verdiana,  disse que se trata de um “gesto para demonstrar todo o reconhecimento à figura deste último que foi um grande amigo de Cabo Verde.”

Segundo Neves, o ex-Presidente angolano esteve presente nos “momentos decisivos” do arquipélago, além de ter sido um “grande amigo” dos cabo-verdianos em Angola.

“Aqui nutre-se o respeito, amizade por Angola e por José Eduardo dos Santos. Mas é preciso também prestar homenagem ao antigo Presidente angolano e lembrar-se do grande trabalho que desenvolveu em Angola”, realçou o estadista.

Acrescentou que é necessário considerar que, durante a presidência do falecido, houve guerra ao longo de vários anos e que ele contribuiu para a pacificação do país.

José Maria Neves, destacou, por outro lado, o esforço de reconciliação nacional encetado por este último, assim como a busca da paz pela via da negociação e, também, o “enorme contributo” que deu para a resolução do problema do apartheid, a independência da Namíbia e toda a geopolítica na Africa Central e Austral, que mudou completamente a favor do continente africano.

“Temos de prestar homenagem ao amigo de Cabo Verde e prestar homenagem à liderança africana que, com muita inteligência, elevado nível e muita elegância, soube conduzir os destinos de Angola, garantindo a integridade território de Angola e a união do povo angolano”, sublinhou José Maria Neves.

Vincou que José Eduardo dos Santos deu um “enorme contributo” para a afirmação e desenvolvimento da África Central e da África Austral.

Instado sobre como Cabo Verde pode homenageá-lo, indicou que isto pode ser feito em vários momentos.

“Através de vários momentos e vários espaços vamos poder mostrar todo o reconhecimento da República e de Cabo Verde à figura enorme de José Eduardo dos Santos”, frisou o chefe de Estado.

Alguns países africanos decretaram um luto nacional em memória de José Eduardo dos Santos, assinalou o Presidente da República.

Abordado sobre a possibilidade de Cabo Verde adotar a mesma homenagem, José Maria Neves respondeu que se trata de uma questão da competência do Governo, que deve ser discutida e analisada com o Executivo.

Entretanto, a família de José Eduardo dos Santos e representantes do Estado angolano em Barcelona (Espanha), onde faleceu, estão a discutir diretamente as condições do seu enterro e funeral.

Segundo fonte próxima do processo, o Executivo terá dado garantias de segurança quanto à trasladação do corpo e presença de todos os elementos da família, alguns dos quais visados em processos judiciais, com vista ao sepultamento do corpo num cemitério de Angola, já que o objetivo é criar condições para acolher os restos mortais num panteão.

-0- PANA CS/DD 12julho2022