Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano defende "princípio de uma só China"

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, disse, sexta-feira, na cidade da Praia, que Cabo Verde desde sempre apoiou o princípio de uma só China e defende o diálogo, a solução negociada dos conflitos e a paz.

O chefe do Estado cabo-verdiano fez esta declaração no Palácio Presidencial, na cidade da Praia, quando recebia em audiência o embaixador da República Popular da China em Cabo Verde, Xu Jie, com que falou da tensão que se vive neste momento naquela região.

Quinta-feira, o embaixador Xu Jie já tinha afirmado, na cidade da Praia, que a recente visita da líder do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan foi uma "violação severa do princípio de uma só China."

O chefe da representação diplomática chinesa em Cabo Verde, que falava em conferência de imprensa, afirmou que essa visita teve um "impacto severo" nas relações entre os Estados Unidos e a China.

"Existe no mundo apenas uma China, e Taiwan é uma parte inalienável do território chinês", sublinhou o diplomata chinês.

-0- PANA CS/DD 06agosto2022