Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano consternado com morte de seu homólogo polaco

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, disse domingo ter recebido "com apreensão e profunda consternação" a notícia do acidente aéreo que custou a vida ao Presidente polaco Lech Kaczynski, à sua esposa e a altos dignitários do Estado, apurou a PANA de fonte oficial.
Numa mensagem enviada ao presidente interino polaco, Bronislaw Komorowski, o chefe de Estado cabo-verdiano lamenta a morte do seu homólogo polaco, exprimindo as suas "sentidas condolências" ciente de que "a Polónia saberá ultrapassar mais este período de provas tão duras na sua caminhada histórica".
O Presidente polaco e mais 95 pessoas, entre as quais a sua mulher e altos dirigentes polacos, faleceram, sábado, num desastre aéreo na Rússia, para onde se dirigiam para assistir a actos em memória dos soldados polacos assassinados pelos serviços secretos soviéticos, em Katyn, em 1940, por ordem de Estaline.
O avião do tipo Tupolev Tu-154 despenhou-se pouco antes da prevista aterragem no aeroporto russo de Smolensk.
As autoridades russas consideram que o desastre ficou a dever-se a erro humano, uma vez que o comandante da aeronave não obedeceu às instruções para aterrar num aeroporto alternativo, devido às más condições atmosféricas (nevoeiro intenso) que existiam na altura em Smolenske.