Presidente burundês vai à Etiópia para cimeira da UA

Bujumbura- Burundi (PANA) -- O Presidente burundês, Pierre Nkurunziza, deixou Bujumbura sábado de manhã rumo a Addis Abeba, a capital etíope, onde tomará parte na XII cimeira ordinária dos chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) a decorrer de 1 a 3 de Fevereiro próximo, soube-se de fonte oficial na capital burundesa.
Após a magna reunião panafricana, o Presidente Nkurunziza efectuará uma visita de trabalho de dois dias à Etiópia, segundo a Rádio Nacional Burundesa.
Quanto à agenda da XII cimeira da UA, os chefes de Estado e de Governo abordarão principalmente conflitos maiores que minam o continente africano e impedem o seu progresso socioeconómico, indica a mesma fonte.
O Burundi não dará que falar nessa ocasião graças aos progressos consideráveis realizados na senda de uma paz durável após mais de uma década de um conflito fratricida.
O clima actual da segurança interna relativamente bom no Burundi levou o Governo deste país a colocar à disposição da UA dois batalhões da Força de Defesa Nacional (FDN) a fim de ajudar na manutenção da paz na Somália abalada sempre por uma guerra civil de mais de 18 anos.

31 Janeiro 2009 13:28:00




xhtml CSS