Presidente burkinabe participa na 47ª sessão ordinária da CEDEAO no Gana

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Presidente interino do Burkina Faso,  Michel Kafando, presenciará a 47ª sessão ordinária da conferência dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) prevista para estas segunda e terça-feiras em Accra, no Gana, soube-se fontes oficiais.

Segundo um comunicado da Presidência do Burkina Faso, este  encontro vai reflletir nomeadamente sobre a situação política e de segurança dos Estados-membros, particularmente no Burkina Faso e na Guiné-Bissau, a apresentação dum memorando sobre estes Estados e o exame dum relatório interino de 2015 do presidente da Comissão da CEDEAO.

O Burkina Faso, país-membro do espaço CEDEAO, foi abalado por uma crise sociopolítica a 30 de outubro de 2014 devida aos caprichos do então Presidente da República, Blaise Compaoré, de modificar a Lei Fudamental para disputar um novo mandato presidencial.

A CEDEAO e vários outros parceiros técnicos e financeiros desempenharam um "papel importante" que contribuiu para a resolução desta crise.

Eleições presidenciais e legislativas vão realizar-se a 11 de outubro próximo para restabelecer a ordem constitucional no Burkina Faso, povoado de mais de 17 milhões de habitantes.

O Presidente Michel Kafando promulgou a 10 de abril de 2015 um novo Código Eleitoral que torna « inelegíveis » aqueles que "apoiaram uma mudança inconstitucional que viola o princípio da alternância política".

Os partidários de Compaoré depositaram um requerimento contra esta medida ao nível do Conselho Constitucional mas este último o rejeitou na semana passada por "vício de forma".

Eles anunciaram recorrer ao Tribunal de Justiça da CEDEAO, do qual é membro o Burkina Faso, para tentar invalidar a lei.

-0- PANA NDT/JSG/FK/DD 18maio2015

18 Maio 2015 11:02:02




xhtml CSS