Presidente burkinabe nas cimeiras do G5 Sahel e do CILSS em Niamey

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, encontra-se em Niamey, a capital nigerina, desde terça-feira última, para participar nas cimeiras do G5 Sahel  e do Comité Interestaduais de Luta contra a Seca no Sahel (CILSS), anunciou os seus serviços de comunicação.

Em Niamey, Kaboré juntou-se aos seus homólogos dos países membros do G5 Sahel (G5S) no quatro da IV conferência sobre várias questões, nomeadamente os problemas da paz e  segurança, da força conjunta, da mudança climática e, sobretudo, programas de desenvolvimento ao serviço das populações.

A cimeira de Niamey realiza-se a duas semanas da conferência de doadores de fundos, prevista para 23 de fevereiro corrente em Bruxelas, na Bélgica, e cujo objetivo principal é a operacionalização da força conjunta do G5S.

No termo da reunião de Niamey, a  presidência rotativa da instituição será confiada ao Presidente nigerino, Mahamadou Issoufou, indicou a fonte.

Após  o G5S, realiza-se, a 7 de fevereiro em Niamey, a XIII Cimeira do Comité Interestadual de Luta contra a Seca no Sahel.

Durante esta reunião, os chefes de Estado e de Governo doos países membros do CILSS vão refletir sobre a vida, as atividades e as perspetivas da sua instituição comum.

Em Niamey, decisões serão igualmente tomadas a fim de ajudar o CILSS a orientar melhor as suas ações com vista a enfrentar os desafios da insegurança alimentar e nutricional e da pobreza a favor das populações sahelianas e oeste-africanas, de acordo com a fonte.

-0- PANA NDT/JSG/FK/DD  7fev2018

07 Fevereiro 2018 09:39:44


xhtml CSS