Agência Panafricana de Notícias

Presidente burkinabe exige auditoria sobre gestão de Governo de transição

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente eleito do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, reclamou, segunda-feira, por uma auditoria sobre a gestão das autoridades da transição durante os 13 meses após a destituição de Blaise Compaoré.

"O Presidente eleito do Burkina Faso deseja que uma auditoria da transição seja feita o mais rápido", declarou segunda-feira o presidente da Autoridade Superior de Controlo do Estado e Luta contra a Corrupção (ASCE), Luc Marius Ibriga.

Falando no termo duma audiência com o chefe de Estado, Ibriga acrescentou que "esta auditoria permitirá revelar as boas e más práticas e permitir ao Governo levar a cabo a sua política em conhecimento de causa".

Ele tranquilizou que o antigo primeiro-ministro, Yacouba Isaac Zida, "já enviou uma carta à ASCE para que seja efetuada uma auditoria da gestão da transição".

No início de janeiro, a Rede Nacional de Luta Anti-Corrupção (REN-LAC) divulgou um comunicado no qual ele exige das autoridades da transição uma declaração dos seus bens de fim de missão.

Ibriga explicou que "há uma reunião de vontade para que se instale no Burkina Faso uma cultura de admissibilidade" e "quem gere dinheiro público deve esperar prestar contas".

-0- PANA NDT/IS/MAR/TON 11jan2016