Presidente burkinabe esperado na Côte d'Ivoire

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente burkinabe, Roch Marc Christina Kaboré, é aguardado quinta-feira, em Yamoussoukro, capital política ivoiriense, onde copresidirá a uma cimeira com o seu homólogo ivoiriense, Alassane Ouattara, soube-se terça-feira de fonte oficial.

Trata-se da sétima conferência cimeira do Tratado de Amizade e Cooperação (TAC) entre a Côte d'Ivoire e o Burkina Faso, prevista para 23 a 27 de julho de 2018, em Yamoussoukro, indica um comunicado do Ministério burkinabe da Comunicação.

O encontro permitirá às delegações dos dois países fazer o balanço da aplicação das decisões e recomendações saídas da sexta cimeira do TAC, realizada a 17 de julho de 2017, em Ouagadougou, capital burkinabe.

As decisões e recomendações em causa incidem, nomeadamente, sobre a construção da autoestrada Yamoussoukro-Ouagadougou, o abastecimento regular do Burkina Faso em energia elétrica e hidrocarbonetos pela Côte d'Ivoire, a materialização das fronteiras, a aplicação dos Fundos para a Juventude e a Mulher, a situação dos evacuados do Monte Peko, a facilitação das trocas comerciais e a livre circulação de pessoas, bens e direito de residência.

Outros dossiês específicos a serem igualmente discutidos na reunião são relativos à  cooperação em matéria de segurança e luta contra o terrorismo, migração transfronteiriça,  reforço do quadro jurídico da cooperação entre os dois países através de acordos setoriais submetidos pelas duas partes bem como a assinatura de novos acordos de cooperação.

Além do exame do relatório da segunda reunião do Comité de Acompanhamento e Avaliação, organizada de 9 a 11 de abril de 2018, em Abidjan, a sétima cimeira permitirá ainda às delegações dos dois países elaborar e criar novas políticas para acelerar a realização dos projetos já em curso e explorar outras pistas de cooperação.

À margem dos trabalhos do TAC,os chefes de Governo dos dois países vão proceder, a  26 de julho corrente, à abertura do Fórum dos Empresários Ivoirienses e Burkinabes.

-0- PANA NDT/TBM/MAR/IZ 24jul2018

24 Julho 2018 18:30:34


xhtml CSS