Presidente burkinabe balanceia cimeira da CEDEAO em Monróvia

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, regressou a Ouagadougou domingo depois de ter participado em Monrovia, na Libéria, na 51ª sessão ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) liderada pelo Presidente togolês, Faure Gnassimbgé.

O Presidente Kaboré evocou a presença na reunião do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyaho, para afirmar a vontade de Israel de trabalhar com África e dar o seu apoio na luta contra o terrorismo bem como um apoio tecnológico nos domínios como a agricultura e a medicina.

No plano económico, o chefe de Estado burkinabe sublinhou que a análise económica realça "uma baixa em África de maneira geral e, mais particularmente, no seio da CEDEAO onde a taxa de crescimento do Produto Inteno Bruto (PIB) aumentou 0.2 porcento em 2016 enquanto em 2015 foi de 3,6 porcento e tendo no ano anterior aumentado 6 porcento.

"O que mostra bem que, na sub-região, estamos numa situação de baixa geral da economia", lamentou o estadista, atribuindo esta causa à baixa do petróleo, nomeadamente na Nigéria.

Informou igualmente que os chefes de Estado abordaram igualmente questões do "desvio efetuado a nível da CEDEAO de perto de oito milhões de dólares americanos por agentes inescrupulosos".

Garantiu que a assembleia "pediu que sanções sejam tomadas e que os culpados sejam processados igualmente por delitos cometidos".

-0- PANA NDT/JSG/MAR/DD 05junho2017

05 june 2017 10:53:27




xhtml CSS