Presidente beninense participa na Cimeira da Francofonia em Kinshasa

Cotonou, Benin (PANA) - O Presidente beninense e Presidente em exercício da União Africana (UA), Thomas Boni Yayi, vai participar na 14ª Cimeira de chefes de Estado e de Governo dos países membros da Organização Internacional da Francofonia (OIF), prevista para 12 a 14 de outubro em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC), soube a PANA  quinta-feira em Cotonou de fontes diplomáticas.

Durante esta cimeira, cujo tema central é « Francofonia, Desafios Ambientais e Económicos face  à Governação Mundial », os chefes de Estado e de Governo abordarão questões sobre «Economia e a Governação  Ambiental», « Agrofloresta e Segurança Alimentar»,  e "Cultura e Educação ».

Outros tópicos de interesse tais como o Estado de direito e da democracia, os direitos humanos e da pessoa  humana, a liberdade religiosa, a juventude, as violências sexuais contra as mulheres e as crianças farão objeto de resoluções da cimeira.

Na sua qualidade de atual Presidente da União Africana, Boni Yayi, discursará na cimeira para informar a comunidade francófona da posição de África sobre as questões de preocupações africanas e internacionais.

A cimeira de Kinshasa vai encerrar domingo pela adoção duma declaração, que vai permiter melhor reafirmar no concerto das nações os ideais da Francofonia, construídos em torno da partilha da língua francesa.

-0- PANA IT/DIM/TON  11  outubro   2012

11 Outubro 2012 19:48:36




xhtml CSS