Presidente argelino participa na cimeira da Francofonia

Argel- Argélia (PANA) -- O Presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, é esperado em Ouagadougou (Burkina Faso), onde vai participar, de 26 a 27 de Novembro, na X cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF), soube-se quinta-feira em Argel de fonte segura.
Bouteflika, que assistirá a cimeira como convidado do seu homólogo burkinabe Blaise Campaoré, deverá depositar oficialmente durante a reunião o pedido de adesão de Argélia à Organização Internacional da Francofonia, indicou a mesma fonte.
A Argélia goza dum estatuto de observador na OIF.
O Presidente argelino tinha participado, de 18 a 20 de Outubro de 2002 em Beirute (Líbano), na 9ª cimeira da Francofonia como convidado pessoal do Presidente libanês, Emile Lahoud.
Aquela tinha sido a primeira vez que um chefe de Estado argelino assistia a uma cimeira francófona desde a independência do país em 1962.
O Presidente Bouteflika visita Ouagadougou pela segunda vez este ano, depois de se ter deslocado à capital burkinabe em Setembro passado para a terceira conferência extraordinária de chefes de Estado da União Africana, sob o lema "Emprego e Luta Contra a Pobreza em África".
Para além de chefes de Estado dos países francófonos, várias altas entidades, incluindo o Secretário-Geral das Nações Unidas Kofi Annan, são esperadas em Ouagadougou.

19 Novembro 2004 12:35:00




xhtml CSS