Presidente angolano visita Alemanha

Luanda, Angola (PANA) - O chefe de Estado angolano, João Lourenço, efetua uma visita oficial à Alemanha, a 22 deste mês, a convite da chefe do Governo alemão, Angela Merkel, anunciou sexta-feira, em Luanda, o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

A deslocação de João Lourenço enquadra-se, segundo Manuel Augusto, na sua ação diplomática, que visa dar a conhecer a nova realidade e dinâmica do país, atrair mais investimentos e apresentar as medidas para a melhoria do ambiente de negócios no país.

“É uma visita que cria fundadas expetativas”, por a Alemanha ser a principal potência económica da Europa e dada a parceria de longa data entre os dois países, afirmou.

Por seu turno, acrescentou, a Alemanha “encara com entusiasmo a sua participação no programa de diversificação da economia” em Angola, acrescentando que o encontro entre os dois líderes servirá para a identificação de projetos específicos para enquadrar na cooperação.

Durante a visita de João Lourenço, está igualmente prevista a deslocação de uma delegação de empresários nacionais para um fórum de negócios com colegas alemães.

Manuel Augusto justificou a presença da delegação empresarial com a prática estabelecida pelo novo Governo de associar prioritariamente o setor privado às ações de cooperação, "porque o motor do desenvolvimento deve ser o setor privado".

Depois da Alemanha, João Lourenço deverá participar no Fórum Económico China-África, que decorre em Beijing, de 3 a 4 de setembro próximo, antes de receber o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, entre os dias 17 e 19 de setembro, no quadro das relações bilaterais.

No mesmo mês, o Presidente João Lourenço participa, pela primeira vez, desde que assumiu as funções, nos debates da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos,  que começam no dia 22.

-0- PANA IZ 11agosto2018

11 Agosto 2018 14:43:30


xhtml CSS