Presidente angolano recebe emissário de homólogo ivoiriense

  Luanda- Angola (PANA) -- O Presidente Angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu terça-feira, em Luanda, o conselheiro especial da Presidência ivoiriense para os Assuntos Militares e Equipamentos, Kadet Bertimin, que o informou do evoluir da situação política e militar na Côte d'Ivoire.
   À saída do encontro de cerca de 30 minutos, Kadet Bertim disse à imprensa que a sua vinda a Angola visou informar pormenorizadamente Eduardo dos Santos "sobre cada etapa da normalização do processo sociopolítico e económico" da Côte d'Ivoire.
      Sobre a recente nomeação do primeiro-ministro ivoiriense Charles Konan-Banny, disse esperar que o mesmo tenha como tarefas principais o desarmamento da rebelião, a extensão da administração do Estado em todo o território e a preparação das condições para a realização, em Outubro próximo, de eleições presidenciais no país.
      "Estas tarefas terão todo o apoio do Presidente (ivoiriense) Laurent Gbagbo que é uma personalidade empenhada na restauração da paz na Côte d'Ivoire", sublinhou.
      Kadeth Bertim ressaltou a experiência de Angola na resolução de  conflitos para justificar o interesse do Presidente ivoiriense pela busca de conselhos do seu "irmão e amigo José Eduardo dos Santos".
        "São conselhos baseados numa experiência que Angola possui", asseverou Bertim para quem este país da África Austral "está a gerir uma situação de consolidação da paz depois de ter passado momentos muito difíceis idênticos aos que ocorrem na Côte d' Ivoire".
   A Côte d'Ivoire vive uma situação conturbada desde Setembro de 2002, quando alguns elementos das Forças Armadas se insurgiram para derrubar o Presidente Laurent Gbabo provocando uma divisão do país e uma crise política que já consumiram várias rondas de nogiciações.

13 Dezembro 2005 22:38:00




xhtml CSS