Presidente angolano na cimeira dos BRICS na África do Sul

Luanda, Angola (PANA) - O Presidente angolano, João Lourenço, está entre os líderes mundiais esperados na 10ª cimeira dos  BRICS, a ter lugar a 27 de julho corrente, em Joanesburgo, capital económica da África do Sul, anunciou fonte oficial.

Segundo o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, o Presidente João Lourenço participa no encontro a convite do seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa.

O chefe da diplomacia angolana falava à imprensa pouco após o seu regresso a Luanda, vindo de Brazzaville, onde participou na quinta reunião ministerial do Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação na República Democrática do Congo (RDC)

Ele explicou que o Presidente Cyril Ramaphosa convidou alguns chefes de Estado africanos que têm outras responsabilidades a nível do continente, incluindo o de Angola, que preside atualmente ao Órgão de Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Além do encontro com os chefes de Estado e de Governo dos cinco países-membros do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Presidente João Lourenço poderá reunir-se, a nível bilateral, com outros estadistas convidados.

A cimeira de Joanesburgo, que tem como lema “BRICS em África: Colaboração para o crescimento inclusivo e a prosperidade partilhada na quarta revolução industrial”, reúne as cinco economias emergentes mais relevantes a nível do mundo.

-0- PANA ANGOP/IZ 22julho2018

22 Julho 2018 11:06:05


xhtml CSS