Presidente angolano informado sobre situação no Zimbabwe

Luanda, Angola (PANA) - O novo Presidente zimbabweano, Emmerson Mnangagwa, anunciou   ter informado o seu homólogo angolano, João Lourenço, sobre o evoluir da situação política no seu país, num encontro mantido esta sexta-feira, em Luanda.

A reunião centrou-se nos últimos desenvolvimentos naquele país da África Austral, que prepara a organização de eleições gerais este ano, com a participação de Mnangagwa  como um dos candidatos presidenciais e enquanto líder do atual partido governante, ZANU-PF.

Num breve balanço à imprensa, antes de deixar o aeroporto internacional 4 de fevereiro, o chefe de Estado zimbabweano precisou que veio a Luanda  informar o seu homólogo João Lourenço sobre a transição política e democrática que aconteceu recentemente no seu país.

“Conforme sabem, Angola preside ao órgão de política, defesa e segurança da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) e vim para informar sobre a transição humilde e pacifica que  aconteceu recentemente no Zimbabwe", afirmou.

Ele lembrou que esta transição resultou na resignação do Presidente Robert Mugabe, "que se demitiu depois de algumas manifestações do nosso povo, que exigia mudanças”.

Questionado sobre o estado das relações entre os dois países, Emmerson Mnagagwa salientou que “tivemos uma boa discussão e acordamos em melhorar as nossas relações".

"Dentro em breve teremos uma reunião da Comissão Conjunta para promover essa relação principalmente na área económica”, disse, acrescentando que, a nível político, "acordamos manter um outro encontro em Addis Abeba", à margem da cimeira da União Africana (UA).

Emmerson Mnangagwa esteve na capital angolana em visita oficial de trabalho de algumas horas, tendo regressado no mesmo dia ao seu país.

Sobre os objetivos da visita, o diretor para África e Médio Oriente, do Ministério angolano das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santo, afirmou que ela se enquadra na presidência que Angola exerce no órgão de cooperação política e segurança da SADC.

Referiu que a oportunidade serviu para o líder zimbabweano prestar informações ao homólogo angolano sobre a situação no seu país, com realce para a preparação das eleições deste ano.

Joaquim do Espírito Santo declarou que, no quadro da diversificação da economia, Angola poderá relançar a cooperação com o Zimbabwe nos setores da agricultura, hotelaria e turismo, para além de uma parceria com benefícios recíprocos no quadro da cooperação Sul-Sul.

Antes de deixar Luanda, o Presidente do Zimbabwe manteve igualmente um encontro com a comunidade do seu país em Angola.

Os dois países são todos membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

-0- PANA IZ 12jan2017

12 Janeiro 2018 18:07:56


xhtml CSS