Presidente angolano e comissário da UA examinam situação nos Grandes Lagos

Luanda, Angola (PANA) - O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu terça-feira, em Luanda, o comissário da União Africana (UA) para a Paz e Segurança, Smail Chergui, com quem passou em revista as ações em curso para pôr fim aos conflitos armados em África e pacificar, em particular, a região dos Grandes Lagos.

Falando no final da audiência com o estadista angolano, na sua qualidade de presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), Chergui disse ter recebido, nomeadamente, informações sobre a situação na República Centroafricana (RCA), na República Democrática do Congo (RDC), na Líbia e no Sudão do Sul.

Segundo ele, a pacificação completa nos Grandes Lagos será fundamental para assegurar a paz e a estabilidade noutros países em conflito em todo Continente.

Sobre a RDC, Smail Chergui afirmou que, depois de encontrada uma solução para as forças do movimento armado M-23, há que solucionar agora o caso das tropas da Frente Democrática de Libertação do Rwanda (FDLR), que “estão a causar situações difíceis no leste da República Democrática do Congo”.

A este propósito exprimiu o seu otimismo, afirmando acreditar que “a CIRGL sob a liderança do chefe de Estado angolano poderá encontrar uma solução para a situação ainda existente no leste da RDC”.

Lembrou que a FDLR tem um prazo, desde a última cimeira da CIRGL, para desarmar e integrar os seu membros.

"Estamos engajados para que este prazo seja o último e é uma oportunidade que nós damos, porque não queremos enveredar pelo caminho do recurso à força", realçou.

-0- PANA 10set2014

10 Setembro 2014 11:19:13




xhtml CSS