Agência Panafricana de Notícias

Presidente Zuma critica emissária da sua equipa de facilitação no Zimbabwe

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, reprovou fortemente a atitude dum membro da sua equipa de facilitação por levantar dúvidas sobre o processo eleitoral no Zimbabwe.

No fim de semana passado, o Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, durante um comício, afirmou que o Presidente Zuma deve parar a sua emissária, Lindiwe Zulu, depois de ela afirmar que havia ainda « dificuldades » na perspetiva das próximas eleições neste país.

Mugabe, que disputa um novo mandato de cinco anos, foi claramente ofendido por Lindiwe Zulu, que dirige o processo de mediação no Zimbabwe.

O porta-voz do Presidente sul-africano, Mac Maharaj, qualificou os comentários de Lindiwe Zulu de « infelizes ».

« A Presidência notou com grande preocupação as recentes declarações infelizes formuladas sobre a situação no Zimbabwe », declarou Mac Maharaj num comunicado transmitido à PANA.

Ele indicou que a equipa técnica apoia o Presidente Zuma no seu papel de facilitador e não podia impor os seus pontos de vista sobre o Zimbabwe, nem fazer declarações públicas.

« Apenas o Presidente Zuma tem o mandato de falar do Zimbabwe em nome da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) sobre as questões de facilitação », sublinhou Mac Maharaj, acrescentando que algumas declarações foram feitas durante o processo de facilitação que "não são autorizadas e são deploráveis e infelizes".

-0- PANA CU/SEG/AKA/AAS/IBA/FK/TON 22julho2013