Presidente Mnangagwa vence eleições no Zimbabwe

Harare, Zimbabwe (PANA) - O chefe de Estado cessante do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, venceu as controversas eleições presidenciais de segunda-feira no país, batendo o líder da oposição Nelson Chamisa, segundo os resultados oficiais anunciados pela Comissão Eleitoral.

Mnangagwa foi declarado vencedor, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, pela presidente da Comissão Eleitoral do Zimbabwe (ZEC, sigla em inglês).

A televisão estatal ZBC (Zimbabwe Broadcasting Corporation) indicou que Mnangagwa, que concorreu pelo partido no poder, ZANU-PF (União Nacional Africana do Zimbabwe - Frente Patriótica), conquistou 50,8 porcento dos votos (2.460.463), enquanto Chamisa, da aliança do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), obteve 44,3 porcento (2,147,436 votos).

De um total de 23 candidatos que participaram na corrida, esses resultados mostram que Mnangagwa, de 75 anos de idade, ganhou as eleições na primeira volta, dispensando uma segunda que teria sido incontornável se não tivesse obtido mais de 50 porcento dos votos.

"Obrigado Zimbabwe!", escreveu Emmerson Mnangagwa num tweet, acrescentando estar "honrado de ser eleito Presidente da Segunda República".

Sublinhou que, apesar da divisão verificada nas urnas, "temos de estar unidos nos nossos sonhos. Este é um novo começo. Juntemo-nos em paz, unidade e amor e juntos construamos
um novo Zimbabwe para todos".

-0- PANA MA/IZ 03agosto2018

03 Agosto 2018 09:58:15


xhtml CSS