President burkinabe à frente do painel da UA sobre Côte d'Ivoire

Addis-Abeba, Etiópia (PANA) – A União Africana (UA) designou o Presidente do Burkina Faso, Blaise Compaoré, para dirigir o seu painel de alto nível sobre a Côte d'Ivboire, soube a PANA segunda-feira em Addis-Abeba de fontes próximas da cimeira da organização continental.

O painel é composto pelos Presidentes da África do Sul, Jacob Zuma, do Tchad, Idriss Deby, da Tanzânia, Jakaya Kikwete, da Mauritânia, Mohamed Ould Abdelaziz, e da Nigéria, Goodluck Jonathan.

O porta-voz do presidente da Comissão da UA, Nourreddine Mezni, declarou à PANA que os líderes que integram esta comissão foram designados pelas suas respetivas organizações sub-regionais.

A decisão de criação deste painel para ajudar a resolver a crise pós-eleitoral na Côte d'Ivoire foi tomada durante uma reunião a nível presidencial do Conselho de Segurança e Paz (CSP) da UA realizada no fim-de-semana passado para discutir sobre esta crise.

O painel tem por missão encontrar dentro de um mês uma solução que vincule as duas partes que disputam o poder presidencial na Côte d'Ivoire.

Ele deve fazer com que Alassane Ouattara, o vencedor reconhecido pelas Nações Unidas, pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e pela UA, possa ocupar a cadeira presidencial.

O CSP pediu o levantamento imediato do bloqueio do hotel de Golf de Abidjan onde Ouattara se instalou desde o anúncio dos resultados da segunda volta das eleições presidenciais realizada a 28 de novembro último.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, instou a comunidade internacional "a respeitar a sua parte do contrato" na Côte d'Ivoire.

"Nós vamos respeitar a nossa parte do contrato e dar ao vencedor a sua vitória.Seria uma grande injustiça contra os Ivoirienses fse se fizesse o contrário", declarou domingo o porta-voz da Comissão da UA durante uma conferência de imprensa realizada à margem da cimeira da UA que termina esta segunda-feira.

-0- PANA AO/SEG/FJG/AAS/FK/DD 31jan2011


31 Janeiro 2011 19:39:22




xhtml CSS