Presidemte mauritano em Niamey

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, deixou Nouakchott segunda-feira à tarde, com destino a Niamey (Níger) para participar numa cimeira do G5 Sahel , soube a PANA de fontes oficiais.

O G5 Sahel ou G5S é um quadro institucional de coordenação e acompanhamento da cooperação regional em matéria de políticas de desenvolvimento e segurança, criado 2014 durante uma cimeira dos chefes de Estado e de Governo da mauritânia, do Mali, do Burkina Faso, do Níger e do Tchad.

A cimeira coincide com a 18ª conferência dos chefes de Estado e de Governo dos países membros do Comité Interestadual de Luta contra a Seca no Sahel (CILSS), de acordo com a mesma fonte.

Durante esta viagem, o chefe de Estado mauritano faz-se acompanhar por uma delegação composta por vários membros do seu Governo.

Na agenda da conferência do CILSS em Niamey, figuram "a vida, as atividades e as perspetivas da organização sub-regional" e "decisões são aguardadas para acompanhar o CILSS na sua ação contra a insegurança alimentar, nutricional e a pobreza para o bem das populações".

São membros do CILSS, criado em 1973, o Benin, a Côte d´Ivoire, o Burkina Faso, Cabo Verde, a Gâmbia, a Guiné Conakry, a Guiné-Bissau, o Mali, a Mauritânia, o Níger, o Tchad e o Togo.

-0- PANA SAS/IS/MAR/DD 06fev2017

06 Fevereiro 2018 09:51:35


xhtml CSS