Preparativos em curso para programa do 100º aniversário de Mandela

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA)   - A Fundação Nelson Mandela lançou, esta segunda-feira, o "Programa do Centenário de Nelson Mandela" para marcar o 100º aniversário  deste estadista de estatura mundial a ser celebrado a 18 de julho de 2018.

O antigo prisioneiro e laureado do Prémio Nobel da Paz que conduziu a África do Sul à democracia morreu pacificamente em 2013.

A Fundação indicou que previa vastos programas para celebrar o seu 100º aniversário.

« Acreditamos que, enquanto sociedade, se aplicarmos a  sua humildade, o seu tacto e a sua tendência para o diálogo, podemos vencer os desafios que ameaçam a África do Sul. Enquanto refletimos sobre um momento sul-africano memorável, tenhamos a certeza de não o ver isoladamente », declarou a Fundação num comunicado.

No fim de semana, a África do Sul comemorou 27 anos desde a libertação de Mandela em 1990.  Mais de 10 mil pessoas participaram, sábado último, na corrida anual a partir da cadeia de Drakenstein, arredores da Cidade do Cabo, onde Mandela cumpriu a sua pena de prisão de 28 anos.

O Governo do Cabo Ocidental depositou, em janeiro último, 120 mil dólares americanos para erguer a estátua de Mandela na Câmara Municipal da Cidade do Cabo onde ele fez o seu discurso histórico no dia seguinte à sua libertação.

-0- PANA CU/VAO/MTA/BEH/FK/IZ 13fev2017

13 février 2017 19:08:11




xhtml CSS