Agência Panafricana de Notícias

Preços dos produtos importados aumentam 2,9% em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - Os preços dos produtos importados, em Cabo Verde, aumentaram 2,9 por cento, em novembro de 2021, valor superior em 1,9 pontos percentuais ao registado no mês anterior, apurou a PANA.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de preços da importação, em novembro passado, situou-se em 102,3 por cento, tendo os índices subjacentes e voláteis na importação aumentado 2,8 por cento e 2,9 por cento, respetivamente, face ao mês anterior.

Neste sentido, o aumento dos preços ocorreu em todas as categorias de grupo como bens de consumo (0,5%), produtos alimentares transformados (1,3%) e bens intermédios (6,2%).

Esse aumento nos bens de consumo explica-se, essencialmente, com a subida dos preços de produtos transformados para indústrias várias (20,3%).

Nos bens de capital (3,9%) justifica-se pela subida de preços de máquinas (6,6%), enquanto nos combustíveis (3,2%) é justificado com a subida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (3,2%).

Em termos homólogos, o INE indica que os índices de preço da importação aumentaram 11,6 por cento, relativamente ao mês de novembro de 2020.

Comparativamente ao mês homólogo, os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimos de 11,3 por cento e 12,1 por cento, respetivamente. 

No que se refere à exportação, o INE mostra que, no mês de novembro de 2021, o índice de preços situou-se em 100,7 por cento correspondendo a um acréscimo de 0,3 por cento face ao mês anterior.

O índice subjacente na exportação registou acréscimo de 0,5 por cento e o volátil decresceu 0,3 por cento, face ao registado no mês anterior.

Em termos homólogos, o INE indica que, em novembro do ano em curso, a taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações se situou em 1,3 por cento. Comparativamente ao mês de novembro de 2020, o índice subjacente na exportação aumentou 3,0 por cento e o volátil diminuiu 3,2 por cento.

Quanto aos índices de termos de troca, o INE refere que, no passado mês, o índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 98,5 por cento, registando-se uma diminuição de 2,5 por cento, comparativamente ao mês anterior.

Em termos homólogos, o ITT fixou-se em -9,2 por cento.  

-0- PANA CS/IZ 23dez2021