Agência Panafricana de Notícias

Português Paulo Duarte regressa à direção da equipa nacional do Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Português Paulo Rebelo Duarte, antigo selecionador do Burkina Faso (2008-2012) foi convocado terça-feira última para dirigir os Gaviões, a equipa nacional de futebol, para um contrato de dois anos, após a demissão do seu antecessor, o Franco-Alemão Gernot Rohr.

Num comunicado transmitido, esta quarta-feira à PANA, a Federação Burkinabe de Futebol (FBF) indicou que as discussões iniciadas, nos últimos dias, com Paulo Duarte culminaram « terça-feira última última na assinatura dum contrato que faz do técnico português o novo treinador dos Gaviões”.

Segundo a mesma fonte, “este contrato duma duração de dois anos será renovado em caso de qualificação para o Mundial de 2018”.

Paulo Duarte que efetua o seu regresso ao Burkina Faso, quatro anos depois de o ter deixado, será empossado a partir de 1 de janeiro de 2016, acrescenta o texto.

O antigo treinador da equipa nacional de futebol do Burkina Faso, o Franco-Alemão Gernot Rohr demitiu-se a 21 de dezembro corrente por « razões pessoais », mas divergências continuam, há vários meses, entre ele e responsáveis do futebol burkinabe.

Apesar desta situação frágil, Rohr conseguiu qualificar os Gaviões para a fase de grupos das eliminatórias do Mundial de 2018 ao derrotar o Benin em jogo da primeira e segunda mãos por 1-2 e 2-0, respetivamente.

O jovem futebolista burkinabe, Bertrand Isidore Traoré, societário de Chelsea Football Club (Grã-Bretanha) foi designado, domingo último em Ouagadougou, melhor jogador do ano de 2015 na quarta edição do “Gavião de Ouro”, indica-se.

-0- PANA NDT/IS/FK/DD 31dez2015