Portugal pede apoio de Cabo Verde para combater falta de água

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Portugal admitiu quinta-feira vir a solicitar o apoio de Cabo Verde para solucionar o seu problema de falta de água resultante da seca prolongada que tem afectado aquele país da Península Ibéria.
De acordo com o ministro português do Ambiente, Francisco Nunes Correia, que se encontra em visita oficial a Cabo Verde, esta antiga colónia de Portugal "é um dos países do mundo com maior experiência na produção de água potável através da dessalinização da água do mar".
"Não tenho dúvidas que a dessalinização é uma solução interessante onde existe grande pressão de necessidade de água e também não tenho dúvidas que Cabo Verde é um dos países do mundo onde essa solução está mais desenvolvida", sublinhou.
Cabo Verde, devido à escassez natural de água, tem construído, desde a sua independência há cerca de 30 anos, dezenas de estações de produção de água potável através da dessalinização da água do mar, pelo que os seus técnicos já adquiriram uma vasta experiência nesta área.
Por isso, o governante português considera que "a experiência de Cabo Verde é relevante não só para Portugal como também a nível internacional, por ser um dos países que mais tem aplicado essa solução".
Francisco Correia termina esta sexta-feira uma vista oficial de 24 horas a Cabo Verde destinada a aprofundar a cooperação entre os dois países no sector ambiental.

17 Junho 2005 13:30:00


xhtml CSS