Política nacional de comunicação para desenvolvimento apresentada no Mali

Bamako, Mali (PANA) – O Governo maliano apresentou no fim de semana a sua política nacional de comunicação para o desenvolvimento e o plano de ações de 2016 a 2020, soube a PANA de fonte oficial no local.

Apresentado pelo ministro maliano da Economia Digital e Comunicação durante um Conselho de Ministros através duma comunicação escrita, este empreendimento constitui um grande desafio da democracia, da governação e do desenvolvimento sustentável  para promover a escuta, o diálogo e a concertação entre atores do desenvolvimento.

Também visa promover o debate democrático e reforçar a participação das populações na análise das questões de desenvolvimento, na tomada de decisões, na mobilização dos recursos  e na gestão das ações de desenvolvimento.

A política nacional de comunicação para o desenvolvimento prevê igualmente a instalação dum mecanismo de coordenação entre diferentes intervenientes em matéria de comunicação e dum sistema de acompanhamento-avaliação da sua execução.

Constitui igualmente um quadro de referência no qual as instituições, as comunidades e as famílias estabelecem um diálogo com vista a aumentar o impacto das políticas e dos programas setoriais de desenvolvimento.

A política apresentada consiste em eixos estratégicos, nomeadamente o reforço do estabelecimento institucional e dos mecanismos de coordenação, a pesquisa, a formação dos atores, a execução de intervenções inclusivas e participativas, a produção e a difusão e o acompanhamento-avaliação.

A esta plataforma se junta um plano de ações de 2016 a 2020 cujo financiamento será garantido pelo Estado e por parceiros técnicos e financeiros.

-0- PANA GT/BEH/IBA/FK/DD 3abril2017

03 Abril 2017 09:01:56


xhtml CSS