Polícia burundesa dispersa manifestação a favor de correspodente de RFI

Bujumbura, Burundi (PANA)   - Uma marcha de protesto dos jornalistas para pedir a libertação do correspondente local da Rádio França Internacional (RFI, seção Swahili), Hassan Ruvakuki, foi dispersada com violência em Bujumbura pela Polícia Anti-Motim, constatou-se no local.

Na debandada generalizada, alguns manifestantes ficaram feridos, enquanto outros ficaram incomodados por terem inalado gás lacrimogéneo.

Manifestações de apoio a Ruvakuki multiplicaram-se nestes últimos tempos nas ruas de Bujumbura, mas é pela primeira vez que a polícia recorre à violência contra os manifestantes.

Detido há mais de um ano, Ruvakuki é acusado de ter participado num "empreendimento terrorista" por se ter deslocado à Tanzânia para assistir à criação dum movimento rebelde.

No entanto, ele sempre negou os fatos que lhe foram atribuídos, afirmando que apenas fazia o seu trabalho de jornalista.

Detido em novembro de 2011, foi condenado  em primeira instância, em junho de 2012, à prisão perpétua.

Finalmente, durante o seu julgamento de recurso, a 8 de janeiro último, o correspondente da RFI  foi condenado a uma pena de três anos de prisão.

-0- PANA FB/AAS/CJB/DD    19fev2013

19 Fevereiro 2013 18:17:37




xhtml CSS