Plano decenal para educação na forja no Benim

Cotonou- Benim (PANA) -- O Benim pretende dotar-se dentro em breve de um plano decenal específico para a educação, soube-se domingo de fontes oficiais em Cotonou, a capital do país.
Este plano específico a curto e longo prazos abrange três ramos de ensino, precisamente o primário e secundário, técnico e profissional, bem como superior e pesquisa científica, para corresponder ao ambiente actual, às necessidades reais do país e a "equação formação-emprego".
Segundo as mesmas fontes, permitirá igualmente revitalizar a educação cujas acções se baseiam ainda no documento-quadro adoptado em 1991.
Como a revalorização do capital humano é um elemento principal, convém reflectir-se sobre a coerência da Educação que é a encruzilhada dos caminhos, segundo ainda as mesmas fontes.
A elaboração deste plano decenal foi confiada a uma equipa técnica composta por especialistas da educação, quadros dos três departamentos encarregues pela educação, do ministério das Finanças e Economia, bem como do ministério da Coordenação da acção governativa.
Esta equipa terá como missão fazer o diagnóstico do sector, determinar as metas do sistema educativo para os próximos dez anos, traçar as grandes linhas a fim de efectivar o plano decenal.

03 Março 2003 12:09:00


xhtml CSS