Petrolífera americana Kosmos Energy inicia obras sociais em São Tome e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A petrolífera americana Kosmos Energy e o Governo santomense iniciaram a execução de vários projetos de cooperação no setor da educação avaliados em cerca de dois milhões de dólares americanos, soube-se quarta-feira de fonte oficial, em São Tomé.

No quadro desses projetos, dois miniautocarros de 10 lugares cada foram doados ao Ministério santomense da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação, num investimento destinado a melhorar a prestação dos professores no processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com a fonte, os autocarros oferecidos vão beneficiar as zonas norte e sul de São Tomé, para permitir encurtar a distância dos docentes que lecionam em áreas longínquas.

Nos últimos três anos, o Ministerio da Educação de São Tomé e Príncipe adquiriu cerca de 30 miniautocarros com financiamento de diversas empresas petrolíferas presentes na sua Zona Económica Exclusiva (ZEE).

Falando no ato de entrega dos autocarros da Kosmos Energy, o ministro santomense da Educação, Olinto da Daio, indicou que a aquisição desses meios de transporte se inscreve no âmbito dum projeto de valorização do professor e melhoria do desempenho educativo.

No seu entender, é necessário investir nos docentes para que se possa garantir a qualidade do ensino no país.

Por seu turno, o diretor da Agência Nacional dos Petróleos (ANP), Orlando Pontes, destacou  que a aquisição dos miniautocarros marca o início da execução de vários projetos inscritos no contrato de partilha de produção (CPP) assinado entre as partes.

Anunciou que, nas próximas semanas, vai iniciar-se a construção de várias salas de aulas com o financiamento da Kosmos Energy, no quadro do seu investimento de dois milhões de dólares americanos reservados a projetos sociais em São Tomé e Príncipe.

A Kosmos Energy aumentou o seu interesse pela ZEE, associando-se à petrolífera portuguesa GALP na prospeção do ouro negro nas águas santomenses.

-0- PANA RMG/IZ 12jan2017  




12 Janeiro 2017 18:30:47


xhtml CSS