Pesquisadores lançam sistema de energia solar para Uganda rural

Kampala- Uganda (PANA) -- Cientistas do Centro de Pesquisa Energética e Conservação de Energia (CREEC) da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Makerere no Uganda anunciaram terem desenvolvido um sistema de energia solar para ajudar as áreas rurais até agora não abastecidas em eletricidade.
O projecto solar "Light Emitting Dioed (LED)" é patrocinado pela Cooperação Técnica Alemã (GTZ), através do Projecto Consultivo de Energia (EAP).
Os cientistas disseram terça-feira que o LED é uma opção mais barata para a actual demanda de eletricidade e falta de luz no Uganda rural.
O sistema usa pequenos painéis solares menos onerosos, disseram acrescentando que o LED não exige painéis largos ou grandes sistemas de armazenamento de energia e baterias.
Segundo Margaret Musisi, uma das pesquisadoras envolvidas no projecto, trata-se de "uma tecnologia avançada desenvolvida no Ocidente para resolver o problema da eletrificação rural nos países sub-desenvolvidos".
"Com o novo sistema deixa de haver fumos no interior das casas, respeitando assim o ambiente", acrescentou.
De acordo com ela, o sistema de iluminação LED de quatro a 14 watts e um carregador é vendido por 340 mil shillings (cerca de 185 dólares americanos).
A primeira fase do projecto iniciou-se com 15 lares em Namulonge, a 25 quilómetros do norte de Kampala, ao passo que outras 60 novas famílias passarão brevemente a utilizar o sistema após o pagamento de 95 mil shillings (cerca de 55 dólares americanos) adicionais ao custo total de 185 dólares americanos.

09 Novembro 2005 17:27:00


xhtml CSS