Agência Panafricana de Notícias

Perspetivas de transferência de serviços consulares britânicos de Túnis para Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) - A Grã-Bretanha transferirá os servíços consulares e o seu escritório de vistos para Lbios da Tunísia para Tripoli, anunciou quinta-feira o seu embaixador na Líbia, Peter Millett.

Durante um encontro, quinta-feira com o vice-presidente do Conselho Presidencial líbio, Ahmed Maitig, o embaixador Peter Millett sublinhou que medidas sérias foram tomadas, em coordenação com o seu governo, para se transferir os serviços de emissão de vistos para cidadãos líbios na Tunísia no escritório de Tripoli para aliviar dificuldades ligadas à viagem para a Grã-Bretanha.

Segundo o diplomata britânico, a decisão afigura-se como um prelúdio á retoma dos trabalhos da embaixada britânica a partir da capital líbia.

Reiterou que o seu país e a comunidade internacional continuarão a dar o seu apoio ao overno de Unidade Nacional, de acordo com um comunicado divulgado sexta-feira última pelo gabinete de media do vice-presidente do Conselho Presidencial líbio, Ahmed Maitig.

Em 2014, a maioria das embaixadas saíram da Líbia na sequência duma onda de violência na capital Trípoli entre forças armadas rivais, tendo-se estabelecido na Tunísia vizinha da Líbia, onde concedem serviços consulares aos cidadãos líbios.

Mas, com uma acalmia relativa observada em Trípoli, alguns países, como a Itália, antiga potência colonial da Líbia, a Turquia e outros, reabriram as suas embaixadas ou serviços consulares na capital da líbia.

-0-PANA BY/BEH/DIM/DD 18nov2017