Perspetiva de restruturação da CEN-SAD para ser mais eficaz

N'Djamena- Tchad (PANA) -- Os líderes e chefes dos Estados dos países membros da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN- SAD) decidiram sexta-feira em N'Djamena restruturar os órgãos da sua organização com vista a revitalizá-la, indica um comunicado final dos trabalhos da sua 12ª cimeira findos no mesmo dia em N'djaména.
O comunicado confere um mandato e missões às instituições deste agrupamento regional com vista a empreender ações concretas que tenham impactos visíveis sobre as populações nas áreas da saúde, da educação, do desenvolvimento rural, das infraestruturas de transporte e da comunicação, das energias novas e renováveis e das infraestruturas sociais e educativas.
A 12ª sessão da CEN-SAD mandatou o novo presidente em exercício e Presidente do Tchad, Idriss Déby Itno (que sucedeu ao líder líbio, Muamar Kadafi), criar um comité ministerial restrito encarregue de preparar os novos textos relativos à estrutura, aos objetivos e aos programas dos órgãos comunitários.
Este comité vai submeter ao presidente em exercício o seu relatório e as suas recomendações deixando-o a escolha de convocar uma cimeira extraordinária da CEN-SAD dentro de três meses, indica o comunicado.

24 يوليو 2010 12:32:00




xhtml CSS