Perspectivas de envio de missão de paz na Libéria

Dakar- Senegal (PANA) -- Uma missão de paz da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) deslocar-se-á a Libéria antes de 24 de Abril, declarou quarta-feira em Dakar o secretário executivo adjunto da organização encarregue pelos assuntos políticos, defesa e segurança, Cheikh Diarra.
"O objectivo desta missão é procurar um acordo de cessação das hostilidades entre as partes em conflito na Libéria e levá-las a empreenderem negociações de paz", disse à imprensa a margem da 6ª reunião da Comissão de defesa e segurança da CEDEAO iniciada quarta-feira na capital senegalesa.
Cheik Diarra sublinhou a vontade da organização sub-regional de ajudar a Libéria a organizar com calma as eleições presidenciais e legislativas previstas para 14 de Outubro próximo.
"Queremos ver muito rapidamente um regresso da paz a este país e criar as condições que permitam o desenrolar das eleições pacíficas, livres e transparentes", frisou.
A missão vai manter encontros com representantes do governo, partidos políticos e rebeldes do LURD (Liberianos Unidos para Reconciliação e Democracia).
A crise na Libéria será abordada na reunião do Conselho de mediação e de acompanhamento da CEDEAO prevista para 7 de Abril em Abidjan (Côte d'Ivoire).
A situação liberiana constará também da agenda da reunião do Grupo de contacto da CEDEAO sobre a crise ivoirense que realizar- se-á a 24 de Abril.
A CEDAO é composta pelo Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Côte d'Ivoire, Gâmbia, Ghana, Guiné Conackry, Guiné Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.
Por sua vez, o Grupo de contacto integra o Ghana, Guiné Bissau, Níger, Nigéria, Mali, Senegal e Togo.

02 Abril 2003 19:31:00




xhtml CSS