Perspectiva de reunião entre Kadafi e general Abdel Aziz em Dakar

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- O chefe de Estado líbio e presidente em exercício da União Afriana (UA), Muamar Kadafi, deve encontrar-se nos próximos dias com o líder da junta no poder na Mauritânia, o general Mohamed Ould Abdel Aziz, em Dakar, a capital senegalesa, noticiou segunda-feira a imprensa mauritana.
Referindo-se ao site Web Sahara Medias, o diário Biladi, desta segunda-feira, anuncia que o líder líbio, designado medianeiro na crise política e institucional mauritana, "deverá deslocar-se brevemente a Dakar (Senegal) para celebrar a festa muçulmana de Maouloud (nascimento de Maomé, o profeta do Islão).
Durante a sua estada no Senegal, Kadafi poderá incluir na sua agenda o encontro com o general Abdel Aziz que viajará para a capital senegalesa a fim de discutirem essencialmente sobre a crise política na Mauritânia, de acordo com a fonte.
Este encontro, se se confirmar, "oferecerá pela primeira vez ao general Aziz a oportunidade de falar directamente com um chefe de Estado estrangeiro da situação no seu país", sublinhou o diário mauritano.
Uma reunião do Grupo de Contacto Internacional (GCI) sobre a Mauritânia realizada sexta-feira passada em Paris (França) designou o líder líbio medianeiro para achar uma solução para a crise política prevalecente neste país desde 6 de Agosto de 2008, data em que um golpe de Estado militar derrubou o então Presidente democraticamente eleito, Sidi Mohamed Ould Cheikh Abdallahi.
Esta reunião recomendou a abertura dum diálogo nacional entre todos os protagonistas e uma missão líbia deslocou-se à Mauritânia há 15 dias para os ouvir, de acordo com a fonte.

23 Fevereiro 2009 19:28:00




xhtml CSS