Perspectiva de remodelaçم‎o do governo em destaque em jornais

beninenses Cotonou- Benin (PANA) -- Os boatos sobre a formaçم‎o dum novo Governo, na sequência das eleiçُ‎es autل‎rquicas de Abril e Maio passados alimentaram os comentل‎rios dos jornais publicados esta semana no Benin.
Na expectativa desta nova equipa, conforme à nova configuraçم‎o do quadro polي‎tico, diversas especulaçُ‎es estم‎o a circular, em cada dia que passa, no seio dos media beninenses que observam cada gesto e acçم‎o do chefe do Estado (Yayi Boni) e dos seus prَ‎ximos colaboradores.
"Obediência de todos ao Presidente Yayi: a polي‎tica de chantagem dل frutos", titula o diل‎rio La Nouvelle Tribune denunciando os desfiles na Presidência e as declaraçُ‎es de apoio ao chefe do Estado.
"Apَ‎s as marchas de apoio, que decorreram em todo o paي‎s antes das eleiçُ‎es autل‎rquicas, é, desde entم‎o, a era de visitas de exibiçم‎o e de adesم‎o forçada que estل‎ a ser inaugurada", escreve o La Nouvelle Tribune.
Por seu turno, o Le Matin assinala que polي‎ticos estم‎o em campanha contra os seus adversل‎rios no âmbito da formaçم‎o do novo Governo.
O jornal relata informaçُ‎es persistentes atinentes à lista dos novos membros do Governo que suscitaram muitas agitaçُ‎es no seio da opiniم‎o pْ‎blica.
Estas informaçُ‎es, analisa o diل‎rio, podem provir de pessoas mal- intencionadas que desta forma pretendem impedir uma eventual nomeaçم‎o daqueles cujos nomes foram divulgados como sendo novos membros do Governo.
Estas informaçُ‎es podem igualmente vir do cي‎rculo do poder actual para sondar a opiniم‎o pْ‎blica a fim de procurar a reacçم‎o favorل‎vel à nomeaçم‎o de tal polي‎tico ou tal personalidade da sociedade civil no Governo, estima ainda o jornal.
O Le Matinal pensa que o chefe do Estado estava para publicar a lista do seu novo governo terça-feira ْ‎ltima mas que mudou de decisم‎o no ْ‎ltimo minuto.

04 Outubro 2008 15:04:00


xhtml CSS