Perspectiva de encontro entre Presidente congolês e PM belga

Quebeque- Canadá (PANA) -- Um encontro entre o Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, e o primeiro-ministro belga, Yves Leterne, poderá ter lugar à margem da XII Cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF) prevista para 18 e 19 de Outubro corrente no Canadá, soube a PANA no local.
Segundo fonte congolesa, o Presidente Kabila, aguardado sexta-feira em Quebeque (Canadá), não colocou nenhuma condição prévia a este encontro, o primeiro desde o início da crise diplomática entre a RDC e a Bélgica.
A Bélgica e a sua ex-colónia desentenderam-se na sequência de uma visita a Kinshasa, a capital congolesa, de uma delegação belga que pretendia repreender as autoridades congolesas pelas suas relações com a China.
O estadista congolês deverá igualmente defender em Quebeque a candidatura do seu país à organização da cimeira da OIF em 2010.
Cerca de 30 chefes de Estado e de Governo terão que decidir entre as candidaturas malgaxe e congolesa para organizar o referido encontro.

15 Outubro 2008 21:04:00




xhtml CSS