Perspectiva de abertura da "Casa da Francofonia" em Paris

Paris- França (PANA) -- Uma "Casa da Francofonia" será aberta nos próximos dias em Paris, soube a PANA sexta-feira de fonte fidedigna em Paris.
O acordo sobre a abertura da Casa de Francofonia será assinado entre a Organização Internacional da Francofonia (OIF) e a França durante a Cimeira dos Países Francófonos prevista para 17 a 19 de Outubro corrente em Quebeque (Canadá), de acordo com a fonte.
O acordo que será rubricado pelo secretário-geral da OIF, Abdou Diouf, e pelo secretário de Estado francês para a Cooperação, permitirá o reagrupamento na metrópole francesa de diferentes serviços da Francofonia actualmente dispersos em três lugares diferentes.
Falando sob anonimato, uma fonte próxima do dossier garantiu que a ocupação da Casa da Francofonia não deverá acontecer antes de 2010, por causa das obras de reabilitação do edifício colocado à disposição da OIF no VII município de Paris.
A criação da Casa da Francofonia em Paris é uma promessa de Jacques Chirac (ex-Presidente francês de Maio de 1995 a Maio de 2007) - amigo de Diouf (ex-Presidente do Senegal de Janeiro de 1982 a Março de 2000) - que desejava ver todos os operadores da Francofonia agrupados num mesmo sítio.

10 Outubro 2008 19:42:00




xhtml CSS