Peritos preocupados com crescimento da população na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA)   - Os peritos em demografia e saúde classificam a população da Nigéria entre as mais férteis no mundo, afirmando que o seu crescimento "é inquietante" e deve preocupar os decisores políticos, segundo a imprensa local.

A Associação para a População da Nigéria (PAN, sigla em inglês) organiza esta semana uma conferência internacional de cinco dias sob o lema « População, Saúde e Desenvolvimento na Nigéria », cujas conclusões serão submetidas ao Governo e às outras partes interessadas.

As estatísticas atualmente fixadas em 160 milhões de habitantes poderão atingir os 300 milhões até 2035, sublinha um comunicado conjunto divulgado no fim de semana pelas   associações de docentes das Universidades de Obafemi Awolowo e do Estado de Lagos.

O documento aponta para a imperiosa necessidade de se alertar o Governo e outros interessados, entre os quais as organizações internacionais, para tomar as medidas adequadas visando controlar esta explosão demográfica e instalar infraestruturas e estratégias necessárias para a gestão eficaz do seu impacto.

« As consequências deste rápido crescimento demográfico são graves para o nível de vida e o desenvolvimento socioeconómico e da saúde do país », advertem os peritos, para quem o cenário é agravado pela ausência dum sistema funcional e eficaz de saúde no país.

-0- PANA BOS/ASA/SSB/FK/IZ 13set2011

13 Setembro 2011 11:09:56


xhtml CSS