Peritos ivoirienses refletem sobre estratégia mundial contra sida

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- Uma consulta nacional ocorreu quinta-feira em Abidjan sobre a elaboração da estratégia mundial do setor da saúde para a luta contra o HIV/Sida, por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O objetivo desta consulta é recolher contribuições da Côte d'Ivoire para a elaboração do documento final da estratégia mundial de luta contra o HIV/Sida da OMS para o período 2011-2015.
Tratou-se de definir os objetivos mundiais para a ação do setor da saúde contra o flagelo, orientar ações nacionais desta luta, antes de fornecer um quadro para uma ação concertada da OMS a níveis nacional, regional e mundial.
De acordo com o ministro ivoiriense da Saúde e Higiene Pública, Aka Aouélé, este programa permite maximizar os resultados da prevenção, do tratamento e dos cuidados do HIV/Sida, construir sistemas de saúde sólidos e duradouros para lutar contra a infeção.
Entre outros ohjetivos, o governante sublinhou os graves problemas de saúde pública e a redução da vulnerabilidade ao HIV/Sida, o combate aos obstáculos estruturais ao acesso ao serviço da luta contra o HIV/Sida.
"Ccada um no seu lugar e todos juntos, seremos mais fortes na nossa luta comum contra o HIV/sida bem como contra todas as outras doenças e todos os outros problemas de desenvolvimento", exortou o representante-residente da OMS, Mamadou Ball.

20 Agosto 2010 17:53:00


xhtml CSS