Agência Panafricana de Notícias

Peritos internacionais abordam em Dakar tratamento pediátrico do HIV/Sida

Dakar, Senegal (PANA) - Uma reunião de alto nível sobre a eliminação da transmissão do HIV/Sida da mãe para filho e a cobertura universal do rastreio e tratamento pediátrico da patologia na África Ocidental e Central iniciou-se quarta-feira, em Dakar, no Senegal, para fazer um balanço da situação nas duas sub-regiões.

No encontro participam o ministro cabo-verdiano da Saúde e Ação social, Arlindo Rosario, e seus homólogos do Benin, Hounkpatin Benjamin, e da Gâmbia, Isatou Touray, o secretário executivo da ONU-SIDA (Programa Comum das Nações Unidas sobre o HIV/Sida), Michel Sidibé, e a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África, Matshidiso Rebecca Moeti.

Os participantes farão o ponto de situação sobre o progresso e os desafios em matéria de transmissão de mãe para filho do HIV/Sida da mãe para filho e da despistagem e do tratamento do HIV pediátrico.

Renovarão o compromisso político de alto nível e mobilizarão um apoio técnico e financeiro para acelerar o ritmo no sentido do alcance das metas estabelecidas para 2020 e as do programa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODD, sigla em francês) para 2030".

Segundo a OMS, a África Ocidental e Central registam a segunda carga mais elevada do HIV/Sida no mundo, com 25 porcento das crianças portadoras do HIV e 38 porcento dos casos de infeção por este vírus em recém-nascidos e crianças.

-0- PANA AAS/JSG/DIM/DD 17jan2019