Peritos da agência atómica em visita de trabalho ao Burkina Fasso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Peritos da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) estiveram em visita de trabalho ao Burkina Faso no quadro de um ateliê  nacional de revisão do Plano Integrado de Apoio à Segurança Nuclear (PIASN), constatou a PANA, em Ouagadougou.

"Estamos a ajudar o país a reforçar esse quadro e muitas outras áreas, tais  como a sustentabilidade, a formação dos atores envolvidos na construção e a implementação de um regime nacional de segurança nuclear", declarou o chefe da delegação da AIEA, Zéphirin Athanase Ouédraogo.

Ouédraogo, que é igualmente perito em segurança nuclear do Departamento de Segurança e Segurança Nuclear da AIEA,  falava sexta-feira após um encontro com o ministro de Estado da Presidência do Burkina Faso, Simon Compaoré.

"Agradecemos ao Governo do Burkina Faso pelo convite feito à AIEA para o assistir no contexto de uma revisão do seu PIASN", acrescentou Ouédraogo, precisando que se trata  de um plano detalhado que identifica as necessidades do país no domínio de segurança nuclear.

Ouedraogo indicou que se trata sobretudo de "impedir a remoção não autorizada, o roubo ou a sabotagem desses diferentes tipos de materiais que podem  prejudiciar tanto o ambiente como as populaçõe e os seus bens".

A primeira revisão do Plano Integrado de Apoio à Segurança Nuclear foi em 2014, lembre-se.

-0- PANA NDT/IS/DIM/IZ 22abril2018

22 Abril 2018 11:58:27


xhtml CSS