Peritos da UA discutem sobre violência sexual em África

Addis Abeba, Etiópia (PANA)   - Uma reunião de peritos de alto nível da União Africana (UA) realizar-se-á de 9 a 11 de outubro corrente em Addis Abeba para abordar a problemática da violência sexual no continente, soube-se de fonte oficial no local.

O encontro foi convocado pela UA, determinada a estabelecer  bases para a aplicação de medidas estratégicas visando prevenir e fazer face à violência sexual em África, de acordo com a fonte.

Os participantes vão elaborar um quadro de ações que deverá permitir às vítimas terem acesso à Justiça pondo assim termo à impunidade.

Segundo um documento da UA, o quadro basear-se-á numa análise das lacunas importantes existentes nas respostas encontradas, com vista a prevenir, proteger e aceder aos serviços essenciais nos países em conflito e pós-conflito.

"A violência baseada no sexo e no género atingiu proporções preocupantes nos países afetados por conflitos em África tornando por isso numa questão de paz e segurança, mas também de direitos humanos", escreve a Comissão da UA (CUA).

Segundo a CUA , a reunião de 9 a 11 de outubro na capital etíope pretende reforçar o esforço global envidado atualmente para combater a violência sexual em África e além do continente.

"O objetivo é reduzir sensivelmente ou eliminar a violência sexual, e acelerar a aplicação de respostas urgentes ao problema da violência sexual, e que são necessárias para garantir a prevenção, a proteção, o acesso aos cuidados e à Justiça para as vítimas", explica a CUA.

Oito países pós-conflito estarão no centro deste encontro, designadamente o Burundi, a Côte d’Ivoire, a República Centro-Africana, da República Democrática do Congo, a Libéria, a Serra Leoa, o Sudão do Sul e o Sudão.

Organizado no quadro da Iniciativa de Solidariedade Africana (ASI), a reunião agrupará os representantes dos Estados-membros da UA, do sistema das Nações Unidas, professores universitários e profissionais versados nesta matéria.

-0- PANA AR/SEG/NFB/JSG/FK/DD 7out2013

07 Outubro 2013 19:11:21




xhtml CSS