Pelo menos 12 mortos nas manifestações em Abidjan, segundo Coligação Houphouetista

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) –  A Coligação dos Houphouetistas para a Democracia e a Paz (RHDP) , coligação favorável a Alassane Ouattara, que reveindica a vitória do escrutínio presidencial de 28 de Novembro último com o Presidente cessante Laurent Gbagbo, denuncia 12 mortos, feridos e detenções durante a sua marcha de quinta-feira em direção à Rádio Televisão Ivoiriense (RTI) com vista a instalar novos dirigentes nomeados pelo seu Governo.

"12 mortos, numerosos feridos e detenções através dos concelhos de Abidjan. É o balanço da situação de segurança estabelecido às 10H, nesta quinta-feira 16 de Dezembro de 2010, pelos serviços do primeiro-ministro Guillaume SORO, relativamente à marcha pacífica para a Rádio Televisão Ivoiriense (RTI) organizada pelo Governo e os partidários da Coligação dos Houphouetistas para a Democracia e a Paz (RHDP)",sublinha o comunicado da Coligação Houphouetista..

O texto indica igualmente que o balanço estabelece-se geograficamente como segue: seis mortos no concelho de Abobo, quatro mortos no concelho de Adjamé, um morto no concelho de Yopougon, um morto no concelho de Treichville.

Segundo o apelo lançado aos militantes da RHDP pelo primeiro-ministro nomeado por Alassane Ouattara, Guillaume Soro, uma outra manifestação está prevista sexta-feira de manhã em direção ao gabinete do primeiro-ministro.

-0- PANA GB/TBM/CJB/DD      16Dez2010

16 Dezembro 2010 20:05:16




xhtml CSS