Agência Panafricana de Notícias

Paul Biya reeleito para sétimo mandato como Presidente dos Camarões

Yaoundé, Camarões (PANA) - O Presidente cessante dos Camarões, Paul Biya, foi proclamado vencedor das eleições presidenciais de 7 de outubro corrente pelo Conselho Constitucional.

Candidato da Coligação Democrática do Povo Camaronês (RDPC), partido no poder há 36 anos, Paul Biya venceu o sufrágio com 71,28 porcento dos votos, segundo o Conselho Constitucional.

Seguem-se Maurice Kamto, do Movimento para o Renascimento dos Camarões (MRC), com 14,23 porcento dos votos; Cabral Libi Li Ngue Ngue, do Partido Universo (6,28%); e Josua Osish, da Frente Democrática Social (SDF) com 3,36 porcento.

Adamou Ndam Njoya, da União Democrática dos Camarões (UDC), obteve 1,73 porcento, enquanto Garga Haman Adji, da Aliança para a Democracia e Desenvolvimento (ADD) conquistou 1,55 porcento dos votos.

Outros concorrentes foram Ndifor Afanwi Frankline, do Movimento Cidadão Nacional dos Camarões (MCNC), que obteve 0,67 porcento dos sufrágios; Serges Espoir Matomba, do Partido do Povo Unido para a Renovação Social (PURS), com 0,56 porcento; e Akere Manu Tabeng, da Frente para o Desenvolvimento Popular (FPD), partido que se aliou ao MRC na véspera das eleições, sendo o último na classificação com 0,35 porcento de sufrágio.

O Presidente eleito vai prestar juramento dendtro de 15 dias.

-0- PANA EB/BEH/MAR/IZ 22out2018