Partidos políticos preparam campanha eleitoral para legislativas no Rwanda

Kigali, Rwanda (PANA) - A Comissão Nacional Eleitoral Independente do Rwanda (NEC, sigla em inglês) autoriza partidos políticos e candidatos independentes a balizarem a via da campanha eleitoral a iniciar a 12 de julho de 2018 para eleições legislativas previstas para 2 a 3 de setembro próximo.

O secretário executivo da NEC, Charles Munyaneza, declarou sexta-feira que a sua instituição está pronta para organizar este escrutínio e que todos os partidos políticos e candidatos independentes inscritos podem, doravante, preparar-se para lançar a sua campanha oficial.

O Partido Verde Democrático do Rwanda, da oposição, realizou a sua assembleia-geral no decurso da semana finda e designou, numa lista provisória,  55 candidatos às legislativas, dos quais 21 mulheres e 34 homens.

Como foi o caso em 2003 e em 2013, alguns partidos políticos anunciaram a sua intenção de formar uma coligação sob a liderança do partido no poder, a Frente Patriótica Rwandesa (RPF).

Trata-se do Partido Socialista Rwandês (PSR), da União Democrática do Povo Rwandês (UDPR), do Partido da Concórdia e Progresso (PPC) e do Partido Centrista Democrática (PDC).

Phillipe Mpayimana, candidato independente às presidenciais de 2017, anunciou a sua intenção de disputar, com a mesma categoria, um assento parlamentar durante as próximas legislativas.

As mulheres representam 64 porcento dos 80 membros da Câmara Baixa do Parlamento rwandês.

-0- PANA TWA/AR/ASA/BEH/SOC/MAR/DD 2julho2018

02 Julho 2018 09:35:24


xhtml CSS