Agência Panafricana de Notícias

Partido no poder e oposição radical suspendem diálogo na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O diálogo política entre o partido no poder e a Coordenação da Oposição Democrática (COD), coletivo de 11 partidos da oposição radical mauritana, foi suspenso quarta-feira por falta de acordo sobre o prazo de adiamento das eleições legislativas e municipais previstas para 23 de novembro e 7 de dezembro de 2013.

A maioria sugere um novo adiamento das eleições por 15 dias, enquanto a COD "exige a suspensão da agenda unilateral do poder para alcançar um acordo político suscetível de criar as condições dum clima apaziguado e favorável à organização de eleições democráticas, livres e transparentes", segundo o negociador chefe da oposição, Mohamed Ould Maouloud.

O adiamento, do ponto de vista da oposição, deve ser a consequência dum acordo político para "concluir o censo eleitoral e auditar o ficheiro eleitoral".

Desde a abertura das negociações, as duas partes discutiram a organização material, a supervisão política das eleições e a neutralidade das instituições do Estado no processo eleitoral.

Estas eleições já foram objeto de vários adiamentos devido à ausência de consenso político.

O diálogo político entre o poder e a oposição na Mauritânia retomou segunda-feira passada depois duma ruptura de quatro anos durante as quais a COD organizou várias manifestações de rua para pedir a partida do Presidente Mohamed Ould Abdel Aziz.

-0- PANA SAS/JSG/IBA/MAR/TON 03out2013