Agência Panafricana de Notícias

Partido de Laurent Gbagbo condiciona entrada em Governo de União na Côte d'Ivoire

Abdijan, Côte d’Ivoire (PANA) – A Frente Popular Ivoiriense (FPI), partido do ex-Presidente Laurent Gbagbo, condicionou a sua entrada no Governo a ser formado pelo Presidente Alassane Ouattara a discussões sobre os seus membros detidos e a Comissão Eleitoral Independente (CEI).

No termo duma reunião do Comité Central da FPI, quarta-feira, o Presidente interino do partido, Mamadou Koulibaly, colocou como premissa para a sua entrada no Governo o tratamento das questões relativas aos seus membros detidos, incluindo Laurent Gbagbo e a sua esposa Simone, e à CEI.

Contudo, a FPI decidiu continuar as discussões sobre as suas preocupações com as novas autoridades, visto que a sua prioridade é ter uma ideia clara da condução da nação pelas novas autoridades.

O Comité Central da FPI decidiu instaurar 10 comissões de trabalho que vão entregar as suas conclusões dentro de uma semana e que abordará o acordo político de Ouagadougou (Burkina Faso), o Estado de Direito, a situação dos detidos e dos exilados, o estatuto da CEI na sua forma atual, a divisão eleitoral, a segurança e a liberdade da imprensa.

Após a sua investidura, a 21 de maio em Yamoussoukro, o Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, prometeu formar um Governo de União.

-0- PANA GB/JSG/MAR/TON 26maio2011