Parlamento líbio examina emendas ao Acordo Político

Tripoli, Líbia (PANA) - A Câmara dos Deputados na Líbia (Parlamento) deve reunir-se em sessão plenária, esta semana, na sua sede em Tobruk (leste), para analisar as controversas emendas ao Acordo Político assinado na cidade marroquina de Skhirat, em 2015, sobre a reestruturação do Conselho Presidencial.

O Parlamento  convocou a sessão plenária com o objetivo de tomar medidas práticas para implementar as propostas de emendas ao Acordo Político.

Num comunicado, o Parlamento exorta os deputados à necessidades de participarem na reunião que deverá decidir sobre as agendas da instituição parlamentar, entre outras questões.

A 21 de novembro passado, a maioria dos deputados votaram a aprovação da fórmula unificada da emenda dos artigos relacionados ao  poder executivo contidos no Acordo Político, proposto pelo enviado das Nações Unidas, Ghassan Salamé.

O texto de Salamé é composto por 14 artigos, dos quais um diz respeito à formação do Conselho de Estado, um órgão consultivo que será liderado por um presidente e dois vice-presidentes.

O plano de ação do emissário  da ONU contempla três fases em um ano, desde setembro passado até à organização de eleições gerais na Líbia, precedidas de um referendo Popular sobre a Constituição.

-0- PANA BY/DIM/IZ 12dez2017

12 Dezembro 2017 18:29:49


xhtml CSS