Parlamento líbio em plenária para eleger novo governador do Banco Central

Tripoli, Líbia (PANA) - A Câmara dos Deputados líbios (Parlamento) iniciou, segunda-feira à noite, uma sessão plenária, em Tobruk (leste), para eleger um novo governador do Banco Central da Líbia, num encontro transmitido em direito pela televisão pública.

A sessão plenária foi adiada devido ao atraso na chegada de deputados de Tripoli a Tobruk, de acordo com a mesma fonte.

O número de deputados presentes na sede do Parlamento nesta cidade excedeu o quórum,  indicou uma fonte parlamentar.

Os três candidatos ao cargo de governador do Banco Central da Líbia são, designadamente,  Mohamed Al-Choukri, Ahmed Rajab e Abdelhamid Chikhi, indicou Sultana Al-Mesmari, membro da Câmara dos Deputados, frisando que o governador será votado durante a sessão plenária.

Indicou que a Câmara dos Deputados realiza uma outra plenária esta terça-eira de manhã, para eleger um primeiro vice-presidente em substituição de M'hamed Chouaib, que renunciou ao  cargo sábado último.

Existem dois governadores do Banco Central da Líbia, estando um baseado em Túnis (Tunísia) e o outro em Beidha, o que agudiza a crise monetária caracterizada por uma queda da taxa do dinar no mercado negro e pela falta de liquidez.

Recentemente, o presidente do Conselho Presidencial do Governo de Unidade Nacional, Fayez Al-Sarraj, convidou os dois governadores a uma reunião conjunta para unificarem o Instituto da Emissão Monetária e enfrentar a crise económica no país.

-0- PANA BY/DIM/DD 18dez2017


19 Dezembro 2017 10:29:24


xhtml CSS