Parlamento líbio ameaça encerrar espaço aéreo para aeroportos sob controlo de milícias

Tobrouk, Líbia (PANA) – A Câmara dos Representantes (Parlamento) eleita a 25 de junho  último, ameaçou encerrar o espaço aéreo para quatro aeroportos controlados pelas forças de Fajr Libya, coligação de grupos armados que controlam Tripoli,  indicaram quinta-feira fontes parlamentares.

« As chamadas forças Fajr Libya tentaram impedir um avião que transportava vários deputados para a cidade de Ghat (sul) », indignou-se o Parlamento instalado em Tobrouk, sul), num comunicado publicado no mesmo dia.

Acrescentando que Fajr Libya « impede a aterragem de aviões nos aeroportos de Ghadamès e de Zenten (sul e sudoeste), tentando suspender todos os socorros e a ajuda humanitária para as cidades sinistradas e cercando certas cidades do país.

« Pedimos à comunidade internacional para desempenhar o seu papel. Advertimos que, caso tais atos continuem, vamos encerrar o espaço aéreo para os aeroportos de Maitigua, Misrata, Zouara (em Tripoli) e Sirtes (centro) », preveniu o Parlamento no seu comunicado.

As forças de Fajr Libya controlam, desde agosto último, a capital Tripoli, onde está o principal centro de controlo e observação do espaço aéreo para todos os grandes pontos de passagem aéreos no país, e controlam igualmente os quatro aeroportos já supracitados.

O relator do Parlamento, Saleh Guelma, anunciou recentemente que o centro de controlo do tráfego aéreo tentou impedir um avião, a bordo do qual estava uma delegação da Câmara dos Representantes composta por 26 deputados, de aterrar em Ghat, na mesma cidade.

-0-PANA/BY/BEH/FK/DD 21nov2014

21 Novembro 2014 09:22:00




xhtml CSS